Princípios, Missão e Visão

PRINCÍPIOS

Princípios são os valores que dão sustentação e identidade à instituição. Para a discussão e definição desses princípios, o Colégio se ancorou na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, e definiu os seguintes princípios, como norteadores da ação educativa:

- PRINCÍPIOS ÉTICOS: por ética entende-se a prática da honestidade, da integridade, da dignidade nas relações pessoais e institucionais, tendo com referência o interesse coletivo. Portanto, o Colégio tem que propiciar um ambiente que estimula a vivência, a justiça, a solidariedade, a liberdade e a autonomia; respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito de origem, gênero, etnia, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Esses valores éticos são vivenciados por todos os que fazem parte da Comunidade Escolar, como pais, alunos, professores, direção e demais servidores do Colégio.

- PRINCÍPIOS POLÍTICOS: são princípios de reconhecimento dos direitos, deveres e cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade e da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades.

- PRINCÍPIOS ESTÉTICOS: princípio do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente a da cultura mineira, e da construção de identidades plurais e solidárias.

MISSÃO

Formar o ser humano para o mundo, tendo por base os princípios da ciência, do comportamento ético, da sustentabilidade e da cooperação.

VISÃO

Ser reconhecido como uma instituição educacional de excelência na formação de crianças e jovens de Itajubá e região. Tendo como base os seguintes valores:

• Universalidade

• Tolerância