Colégio Empreender elege dois vereadores para o projeto Câmara Mirim

A votação realizada no dia 28 de março no Colégio Empreender elegeu os estudantes Sara Maia da Silva e Pedro Henrique Gonçalves, e os suplentes Milliane Manoela Ribeiro e Guilherme Abranches Osório Dias, alunos do 9º ano, para fazerem parte da Câmara Mirim, programa da Câmara de Vereadores de Itajubá, por intermédio da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo. No Colégio Empreender o projeto é coordenado pelo professor Lucas Módena Alkmim.

Os vereadores mirins eleitos e seus primeiros suplentes serão diplomados pelo Presidente da Câmara Municipal, no dia 10 de abril, no Teatro Municipal Christiane Riera, com a presença dos familiares e dos Diretores das Escolas que tiveram representantes eleitos. A duração do mandado é de seis meses, podendo ser prorrogado por até dois meses a critério da coordenação do projeto. Além da campanha e da votação, os alunos candidatos visitaram a Câmara e tiveram palestra com um representante do poder legislativo municipal.

O Colégio Empreender teve seis candidatos e 186 votantes, sendo a escola com o maior número de candidatos e também com o maior número de eleitores. Entre os dias 25 a 27 de março os candidatos puderam realizar suas campanhas eleitorais e apresentar aos demais alunos suas propostas. Ao todo nove escolas participam do projeto que elegeu 17 vereadores mirins.

O projeto visa despertar nos jovens a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e a comunidade escolar, esclarecer os alunos sobre as atribuições do Poder Legislativo, possibilitando que tenham acesso e conhecimento dos vereadores da cidade e das propostas apresentadas na Câmara Municipal, favorecendo a discussão e a reflexão sobre os problemas da cidade e a apresentação de sugestões para solucionar essas questões.

DSCN1967 min

DSCN1973 min